Verdade seja dita



A ideia de um mundo baseado em pilares montados e guiados por conceitos sociais atualizados, pode, de modo direto ou indireto, ceder certa confusão a definições bastante sérias e importantes à vida e bem estar comuns.
Um cirurgião dentista tatuado e renomado coberto por um uniforme branco como a neve. "Ah, se todo branco fosse assim." A imagem do 'irreal', coberta pelo palpável, pelo visível, pelo vendável. Visto que, caso as tatuagens estivessem à mostra, seu serviço seria, no máximo, vendível(ver diferença entre vendível e vendável).
Essa ideia contraposta e que assume,em alguns casos, uma proposta invertida entre o certo e o errado, real e irreal, pode ser notada em dois princípios bem intrigantes, postos pelo filósofo prussinao Emannuel Kant:
1º. o Elemento Fenomenal - aquilo que pode ser visto.
2º. o Elemento Noumenal - a realidade (ou o que não é visto).
Partindo desse estudo, nota-se que grande parte dos centros de conhecimento, com função doutrinária para a educação pura e/ou religiosa baseia-se, na ideia do Elemento Fenomenal, assim como o foi em grande parte da história humana.
A proposta parece boa, visto que apenas o palpável é bem quisto, aceitável e relevante, face uma visão palpável do que se é apresentado. No entanto, essa narrativa impele qualquer comunidade à vivência do artifício visual e comprovado apenas; daquilo que é apenas visto e, portanto, limitado quando equiparado à realidade concebida.
Quando um atleta é premiado, levando em conta o mero resultado de uma única apresentação, o vencedor pela disputa deve, de fato, receber o prêmio oferecido, mesmo que outro competidor tenha desenvolvido maior dedicação. Os não ganhadores da referida competição, por uma ótica mais justa e Noumenal de Kant, merecem de igual modo a atenção midiática a que se prosta ante o 'vencedor'. Visto que todos os competidores encontram-se em um nível igualitário para a disputa, levando em conta, sobretudo que, pudera ser qulalquer dentre estes o vitorioso.
Tomemos como exemplo, um aluno que é recompensado com uma boa nota por uma avaliação cujo resultado foi satisfatório ante os critérios estabelecidos, mesmo este não sendo um bom aluno e sua postura comportamental deter certo déficit. O real, o palpável, o comprovado por medida ou representação comprovável apenas ganha mais uma vez. E isto nos não parece ser justo.
O real limita a compreensão, e isso se apresenta claramente em uma sociedade onde o momento, a nota, a pontuação, o agora e apenas o visível são escutados e providos de atenção.
Buscar a visão do oculto, do 'irreal' amplia a visão de mundo, ameniza ou mesmo elimina formas de preconceito, nos leva a outras possibilidades decisivas e ampara o ideal de uma vida plena: a verdade e não apenas o que se pode ver.
A chuva são gotas caindo. Mas pode ser também um chá quentinho no sofá da sala.



| GOSTOU? NÃO?

Lógico que apenas opiniões civilizadas serão publicadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Direitos Reservados © 2013 { artettude.